sexta-feira, 21 de maio de 2010

Veto ao reajuste dos aposentados

Apesar da Câmara dos Deputados aprovar o reajuste de 7,72% aos aposentados e pensionistas que recebem acima do salário mínimo, o governo já sinaliza que não terá condições para aprovar o reajuste, pois este deverá acarretar 1,5 bilhão de aumento no deficit previdenciário.

Desconsiderando a forma adotada pelo governo para determinar o déficit da previdência social, que do nosso ponto de vista e de muitos não existe, é inaceitável a posição do governo de vetar o reajuste dos aposentados e pensionistas, já referendado pelos deputados e senadores.

Se isso realmente acontecer, será um veto contra as aspirações dos aposentados e pensionistas, contra a decisão dos deputados e senadores, enfim, contra a vontade de todos.

O motivo do governo estar insistindo nesta posição foge do nosso entendimento. Sabemos que os aposentados e pensionistas são merecedores, no mínimo, de tal reajuste. Sabemos também que os aposentados e pensionistas estão com os seus benefícios defasados, bem como que a lei determina a correção desses benefícios, de forma a manter o poder de compra, que ainda não é feito corretamente.

Defendemos que todos os brasileiros possam participar do crescimento do País. Excluir alguns aposentados desse crescimento não está correto. Enquanto criticam o reajuste dos aposentados sob a alegação de déficit, nada falam da recente aprovação do aumento da taxa SELIC, que deverá gerar ao governo ônus muito superior ao 1,5 bilhão anunciado.

O fim do Fator Previdenciário também aprovado, que tanto prejuízo acarretou aos aposentados e aos trabalhadores ativos, também deverá ser vetado.

A extinção do fator previdenciário e o reajuste das aposentadorias não trata de benevolência, em nem de abrir uma caixinha de benefícios em época eleitoral. É um sinal de justiça com aqueles que contribuíram e continuarão contribuindo para o crescimento do nosso País.


Edmundo Benetti Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog tem característica informativa e de entretenimento aos leitores, e não provem de nenhuma publicidade ou propaganda. Está ligado a uma entidade sindical que trabalha em prol da classe dos Aposentados e Pensionistas.
Não é permitida a publicação de conteúdo publicitário, campanhas abusivas e de apelo sexual.