segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ainda sobre o nosso reajuste de 7,72%

Rumores de Brasília-DF, dão conta da impossibilidade do governo conceder o reajuste de 7,7% aos aposentados e pensionistas, indicando para a população que esses brasileiros recebem um tratamento especial do governo.

Os tecnocratas que administram as finanças de nosso País, insistem que os aposentados brasileiros são os únicos no mundo a receber suas aposentadorias reajustadas e com ganho real. Parece, segundo os mesmos, que os aposentados e pensionistas brasileiros são privilegiados e que estão plenamente satisfeitos.

Essas atitudes só podem ser vistas como de péssimo gosto. Colocações assim, tentam evitar o desgaste do governo, em caso de veto ao reajuste dos aposentados. Em contrapartida podem ser para valorizá-lo, na possível aprovação do mesmo, como se o tratamento fosse o mais justo do mundo. Estão até falando em um abono em substituição ao possível ganho real.

Para nós é lógico e justo que os aposentados e pensionistas possam ter os valores das aposentadorias corrigidas e acrescidas com um ganho real. Aqueles que só sabem ver a Previdência Social como um grande buraco para as finanças do País, alardeando erroneamente que ela é deficitária, não falam, e nem querem falar, das perdas que os aposentados estão suportando em seus vencimentos há anos.

A nossa Constituição Federal estabelece que a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos a saúde, a previdência e a assistência. Estabelece também que a seguridade será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta nos termos da lei, e ainda, determina expressamente que é assegurado o reajuste dos benefícios para que seja preservado, em caráter permanente, o valor real, conforme critérios definidos em lei.

Aqueles que não aceitam o reajuste de 7,7%, deveriam divulgar se o valor real dos benefícios estabelecidos em nossa constituição foi mantido, da mesma forma como o poder de compra, pois assim comprovariam que existem perdas, e muitas. Comprovariam também que os aposentados não querem favores, que eles pagaram e continuam pagando seus impostos para ter assegurados seus direitos.

Se o reajuste de 7,7%, já aprovado pelos deputados e senadores for vetado pelo presidente Lula, será um retrocesso na luta dos aposentados para recompor o poder de compra de seus benefícios. Se aprovado, o governo estará fazendo justiça para aqueles que tanto perderam .
Seja qual for a decisão, a luta dos aposentados e pensionistas para recuperação do poder de compra de suas aposentadorias ainda está longe de acabar.

Edmundo Benedetti Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog tem característica informativa e de entretenimento aos leitores, e não provem de nenhuma publicidade ou propaganda. Está ligado a uma entidade sindical que trabalha em prol da classe dos Aposentados e Pensionistas.
Não é permitida a publicação de conteúdo publicitário, campanhas abusivas e de apelo sexual.