quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Planos de Saúde: PES-A e PES-D


Na última quarta-feira, 11 de agosto, cerca de 500 aposentados participaram de reunião na sede do Sindicato dos Eletricitários para esclarecimentos dos Planos de Saúde PES-A e PES-D. O companheiro Edmundo Benedetti Filho, presidente da AEASP, expôs detalhadamente as planilhas financeiras elaboradas pela Fundação CESP, as mesmas apresentadas na reunião de 19 de julho, que contou com a presença de todas Entidades Representativas.

Informamos aos presentes, que está em estudo a negociação e implantação de dois novos Planos de Saúde alternativos, para serem apresentados aos associados até o final de deste mês.

E foi colocado ainda para apreciação, a formação de um “Novo Comitê do PES”, tendo como representantes quatro titulares e quatro suplentes (entre o Sindicato dos Eletricitários e a AEASP). O novo Comitê foi aprovado, e os representantes eleitos na data.

Conforme explicação do companheiro Edmundo, segundo a Fundação, a única saída para salvar o plano era o reajuste de 39,2%. Esse índice garantiria a manutenção dos Planos nos próximos doze meses (até agosto/2011), com saldo disponível em caixa.

E, no final de julho, a Fundação CESP encaminhou correspondência para todos os usuários dos Planos de Saúde, informando que a não implantação do “ NOVO PES ”, deveu-se a intransigência do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, e da nossa Associação, fato que não corresponde com a realidade.

No entanto, o que a Fundação não divulgou, é que deixou de apresentar ao STIEESP e a AEASP os gastos com saúde dos últimos cinco anos. Uma exigência feita para possibilitar a transparência no assunto.

Diante desse impasse, fomos obrigados a entrar com pedido na Agência Nacional de Saúde (ANS) para intervenção no sistema contábil/financeiro dos nossos Planos.

Agora, estamos aguardando uma resposta da ANS sobre o assunto, e tão logo tenhamos novidades, informaremos oportunamente.