quinta-feira, 22 de julho de 2010

Reestruturação do Plano de Saúde - PES


No dia 19 de julho, a Fundação CESP convocou uma reunião em caráter de urgência, com a AEASP e com o Sindicato dos Eletricitários de São Paulo. A reunião contou também com a participação de outras entidades, como o Sindicato dos Eletricitários de Campinas e a Associação dos Aposentados da Fundação CESP.

A Fundação explicou sobre as consequências que poderão ser geradas caso não aconteça a reestruturação, de acordo com a aprovação do Conselho Deliberativo, bem como os riscos que uma ação coletiva ou liminar poderia implicar ao plano de saúde, tornando iminente o risco de encerramento.

Diante da gravidade da situação, as entidades acima concordaram com as seguintes cláusulas impostas pela Fundação CESP, conforme reproduzimos abaixo:

1- Solicitar ao Conselho Deliberativo, através da Diretoria da Fundação CESP a suspensão da reestruturação, conforme proposta aprovada anteriormente pelo mesmo;

2- Fica aprovado pelo grupo o encaminhamento ao Conselho Deliberativo do pedido de reajuste linear de 39,2% nas mensalidades dos atuais planos (Global Apartamento, Essencial Apartamento, Essencial Quarto e Essencial Quarto com desconto), dentro da atual estrutura de 7 (sete) faixas etárias e mantendo os subsídios de renda, vigorando a partir do pagamento de agosto/2010, com início de vigência a partir de 01/09/2010, até o próximo período legal de reajuste – agosto/ 2011;

3- Solicita ao Conselho Deliberativo a formação de um grupo de estudo para em conjunto com a Fundação CESP reavaliar o futuro do PES e possíveis alternativas de manutenção do plano; Esse grupo será constituído para este fim específico e será composto da seguinte maneira: 2 (dois) representantes de cada umas das entidades acima descritas;

4- As entidades aqui presentes se comprometem que não promoverão ações judiciais coletivas de qualquer natureza contestando o reajuste acima solicitado, bem como de qualquer outra questão técnica/financeira;

5- Havendo a aprovação de tal proposta pelo Conselho Deliberativo, fica a Fundação CESP responsável por contatar todos os participantes que solicitaram cancelamento de suas inscrições do plano de saúde PES.

Assinaram a Ata da reunião, os seguintes:

Pedro Fukumura

Mario Mortari

Eduardo Annunciato (Chicão)

Sylvio Rasi

Waldir Prando

Edmundo Benedetti Filho

José Milton Dallari

Alberto Soares da Silva

Carlos Alberto dos Reis

Ficou acordado também, a criação de uma comissão composta por dois aposentados e dois trabalhadores da ativa, para acompanhamento da evolução financeira do plano. Assim, a cada 60 dias, serão realizadas assembleias no auditório do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, para prestação de contas.

Finalmente, convocamos todos os aposentados e pensionistas para participarem da reunião, em 11 de agosto, às 9h, no auditório do Sindicato, em que serão apresentadas as planilhas financeiras elaboradas pela Fundação CESP, que originaram esse aumento abusivo.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Assembleia decidiu:Manifestação na portaria da Fundação CESP

Companheiros e companheiras, a assembleia realizada nesta quarta-feira, 14 dejulho, foi muito além do esperado. Cerca de 1.500 associados compareceram paraesclarecer suas dúvidas e tentar entender a reestruturação dos planos.

Como ficou claro durante a reunião, os aumentos, que vão de 50% a 200%, são totalmente abusivos. Uma verdadeira afronta aos nossos direitos! Além disso são índicesmuito acima da inflação vigente. Outras “justificativas” da Fundação CESP também nãonos convenceram.

A Fundação fez uma apresentação dos planos, que segundo ela “todo mundo vai sair ganhando”.

Em seguida, foi apresentada e discutida a atuação jurídica já adotada, comrepresentação contra a Fundação CESP e a Agência Nacional da Saúde (ANS), exigindoa apresentação dos balancetes contábeis mensais referentes aos últimos cinco anos, acorreção nos informativos do “Novo Plano”, e abstenção de qualquer alteraçãoprejudicial aos seus afiliados, em especial aos aposentados, que poderão sofrer prejuízosirreparáveis com esta reestruturação arbitrária e ilegal, suspendendo toda e qualquermodificação pelo prazo de 90 dias.

Outras providências judiciais poderão ser adotadas a partir do dia 20/07/2010.

Tendo em vista as informações prestadas pela Fundação CESP, de que não existeno mercado plano de saúde com valores inferiores ao “Novo Plano”, a AEASP e o STIEESP estão verificando no mercado, as condições e custos praticados para planoscoletivos, que a princípio, mostram-se mais acessíveis.

Nós, aposentados e pensionistas, somos os verdadeiros construtores daFundação, seus verdadeiros donos! Não podemos ser responsabilizados por má gerênciaque não tem nenhum compromisso com seus associados!

Para protestar contra a medida autoritária e inaceitável, vamos fazer uma GRANDEMANIFESTAÇÃO na portaria da FUNDAÇÃO CESP, na próxima terça-feira, 20/07, apartir das 8 horas da manhã.

Vamos mostrar a força do nosso PROTESTO!

TERÇA-FEIRA, 20 DE JULHO, A PARTIR DAS 8 H DA MANHÃ!

Todos na Alameda Santos, 2477, Bela Vista - São Paulo!

COMPAREÇAM E DIVULGUEM ESTAS INFORMAÇÕES!